Comemoração dos 143 anos do Bairro de Jaçanã e Homenagem às Professoras Pioneiras do Ensino Municipal de São Paulo.
A Geração Educadora (AGECEC) promoveu significativo evento cultural em homenagem ao aniversário dos 143 anos de Jaçanã – o bairro mais icônico da Zona Norte de São Paulo, no auditório da Igreja Santa Teresinha, aos 14 de setembro de 2013.
Logo após a abertura do evento, foi apresentado o esquete teatral, em forma de monólogo, ¨Moro em Jaçanã¨- pela atriz Maria Miranda em que, mesclando ficção e História, destacou-se a evolução do bairro de Jaçanã, imortalizado pelo samba ¨Trem das Onze¨, de Adoniran Barbosa.
Após a apresentação teatral, iniciou-se um diálogo com o público presente através de depoimentos e manifestações sobre Jaçanã.
Na segunda parte do evento, foi feita uma ingela homenagem às Professoras Pioneiras do Ensino Municipal de São Paulo e também a três pessoas do bairro que se destacaram em ações sociais e culturais em benefício da comunidade de Jaçanã.
O Prof. Alcides Ribeiro J. da Silva (Presidente da AGECEC) fez uma breve preleção sobre a História do Ensino Municipal no bairro de Jaçanã, cujo embrião foram as classes paroquiais da Igreja Santa Teresinha, criadas e dirigidas, por muitos anos, pelo saudoso Padre Miguel Fernandes e que, no governo do Prefeito Lino de Matos, passaram-se para a administração municipal em 1956 – dando origem às Escolas Agrupadas Santa Teresinha que mais tarde, em 1968, mudou-se para a R. Filadelfo Gouveia Neto, 131. No ano de 1972, passou a ser denominada EMPG Edson Rodrigues em homenagem ao jovem Instrutor de Fanfarra popular e querido no bairro que foi assassinado em 23 de abril de 1972.
Compareceram ao evento cultural as seguintes educadoras pioneiras:
MARIA AURÉLIA BORSOI FERNANDES;
MARIA JOSÉ LOPES;
ANA MARIA MOREIRA PAIVA;
JULIETA CORRÊA GUINE;
JÚLIA GONÇALVES PINTO e
MARIA LÚCIA TEIXEIRA A. DOS SANTOS.
Destaque-se que a Professora Maria Aurélia, professora e diretora, e a Professora Maria José constavam da primeira lista de educadoras municipais designadas, publicada em 25 de agosto de 1956.
Por motivos particulares, foram convidadas para o evento, mas não compareceram as professoras: Tereza Nunes Zanella, Deise Greco Gonçalves e Vani de Brito Lameirinha.
Infelizmente a AGECEC não conseguiu contato com as queridas mestras pioneiras: Maria de Lourdes Charbil Tonetti e Darci Carvalho Patrício.
IN MEMORIAM
Com muita emoção e saudade foram relembradas as professoras das Escolas Agrupadas Santa Teresinha, pioneiras do Ensino Municipal, em Jaçanã, que já faleceram:
ODETE ABDALA;
NEUSA FERNANDES;
NEYLA CAMARGO VEIGA; BENEDITA BERNADETE RAVENA e
ROSA MARIA YURKI.
As Educadoras Pioneiras presentes ao evento cultural receberam flores e diplomas de gratidão de seus ex-alunos e da Diretoria da AGECEC, singelas honrarias por tão grandes méritos, mas a emoção foi maior ainda! O reencontro de educadoras que há mais de meio século foram protagonistas do advento do ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
Foi extremamente positivo e enriquecedor o diálogo entre as educadoras pioneiras com seus ex-alunos e com professores atuais, principalmente com o Professor Wagner Indalécio, professor do CEU Jaçanã e vice-presidente da AGECEC – o que enriqueceu muito o evento cultural.
Também foram homenageadas com merecimento e emoção:
JOÃO KOCH – In Memoriam, através da Sra. Jonice Koch, viúva do homenageado;
EDSON RODRIGUES – In Memoriam, através de Érica Rodrigues, sobrinha do homenageado e
ELISABETE ROSSETO MARINHO DA SILVA – Coordenadora Pedagógica aposentada associada da AGECEC e lutadora histórica do Movimento de Saúde que contribuiu para a instalação do Pronto-Socorro de Jaçanã.
O saudoso João Koch é reconhecido pela comunidade de Jaçanã por suas ações sociais no Movimento de Saúde, como um atuante membro de Conselhos de Escola e histórico militante da JOC – Juventude Operária Católica.
Edson Rodrigues foi um jovem idealista, estudante em duas faculdades, e grande incentivador de Bandas e Fanfarras. Morreu jovem, mas continua vivo na memória das gerações mais velhas e como exemplo para crianças e jovens de hoje.
No evento cultural, não foi realizado o debate que estava previsto na programação por motivo do não comparecimento de autoridades convidadas para o mesmo e por questões de tempo adequado, já que logo após o evento cultural haveria um CHÁ DE CONFRATERNIZAÇÃO na sede da AGECEC.
A Geração Educadora continuará lutando junto com a comunidade por:
- Mais vagas em creches para atender à demanda em Jaçanã;
- Utilização dos espaços ociosos nas escolas públicas, no período noturno, para funcionamento de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e
- Criação de uma escola técnica-industrial em Jaçanã.
JAÇANÃ – 143 ANOS. PARABÉNS!
AGECEC é participação comunitária, vem para a GERAÇÂO EDUCADORA você também!